29/10/2015
Perdido em Marte - Andy Weir
OIIEEEEE!!!! Quem ai curte ficção cientifica?? Bom, eu não curtia. Acho que o motivo era: Nunca tinha lido :( MAS! Lá estava eu, vendo os lançamentos da Editora, quando lá estava ele: Perdido em Marte! GENTEEE! Eu estava louca para ver o filme, mas antes queria ler o livro, ai não aguentei né! Logo solicitei!
* Livro cedido em parceria, pela Editora Arqueiro.
Tudo começa quando a tripulação da Ares 3 tem de sair o mais rápido possível de Marte por conta de uma tempestade de areia, que coloca em risco suas vidas. Eles saem com pressa do Hab, seu habitat em Marte, onde a tripulação vivia e trabalhava. Então, com a ventania, uma antena do Hab se solta e acerta Mark Watney, fazendo-o sumir em meio a tempestade. Mas como existem algumas regras caso algum integrante da tripulação morra, os outros 5 astronauta entram em orbita, para voltar para a Terra. Deixando Mark para trás.
Mas existe um problema... Watney não está morto! O que uma pessoa normal faria? Para começar, ela nem estaria em Marte! Mas o botânico/engenheiro/ astronauta Mark Watney decide lutar por sua sobrevivência. Com pouca comida, oxigênio e água, coisas que um ser humano precisa para sobreviver, Watney acaba sendo o primeiro homem a criar uma plantação em Marte. E com suas habilidades de engenheiro, cria coisas surpreendentes para poder sobreviver.
Os outros tripulantes da Ares 3, passam um bom tempo sem saber que Watney está vivo ~ A NASA acha que há risco em contar ~. Mas altos rolos acontecem, e eles decidem contar. E ai? Bom... Tudo muda!
O livro é narrado principalmente em primeira pessoa por Mark, mas a partir do capitulo 6, podemos ver também como a NASA e o mundo lida com a situação crítica do astronauta.
Andy Weir consegue fazer uma situação completamente apavorante, ficar simplesmente engraçada. O humor que Mark tem, é inabalável mesmo na sua terrível situação. A escrita cientifica acaba sendo simples, apesar das várias contas que o personagem tem que fazer para poder sobreviver. Eu fico me perguntando o quanto o escritor teve que estudar para escrever esse livro, porque é tudo bem perfeitinho, as contas, o modo como o personagem constrói as coisas, os elementos que ele meche, e todas essas coisas de física e química. Uma pena que sou de humanas hahaha
Confesso que essa capa, mesmo sendo a do filme, é maravilhosa!! Não curtia a outra, mas essa ficou espetacular!
E é isso!! Leiam e se apaixonem pelo humor de Mark, ou pela escrita de Andy, pois vale a pena!!
Beijooos!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário